CONHEÇA AS VANTAGENS DE
SER ASSOCIADO E ASSOCIE-SE

Notícias

11/04/2017 - Anclivepa-DF inicia 2017 com novidades a seus associados

Uma frase é amplamente repetida diante um cenário de crise: “Toda crise gera oportunidades”. Sabendo disso a Anclivepa-DF se preparou para encarar as dificuldades que viriam em 2017 e inspirada em seus associados, planejou bem suas ações. Do planejamento científico ao local de palestras, tudo foi pensado. No dia 22 de março, a associação iniciou suas atividades, no Centro Universitário UniCEUB, em Brasília.

Nos dias 22 e 23 o primeiro módulo do Programa de Educação Continuada 2017, trouxe o tema “Dermatologia”, com palestras dos Médicos Veterinários, Dr. Gustavo Seixas Dias e Dra. Fernanda Ramos que discorreram sobre o tema, abordando situações recorrentes no dia-a-dia do clínico, discutiram casos e responderam a perguntas dos participantes.

Ainda na mesma semana, nos dias 24 e 25 de março, a Anclivepa-DF inaugurou o seu curso de Atualização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais com o módulo Fundamentos da Técnica Cirúrgica com o Dr. Daniel Herrera Jarrouge. O curso, dividido em 6 encontros, apresentará ainda os seguintes módulos:  Cirurgia do Sistema Digestório com a Dra. Jussara Peters Scheffers , Cirurgia da Cabeça e do Pescoço com o Dr. Richard da Rocha Filgueiras, Cirurgia Genito-Urinária com o Dr. Daniel Herrera Jarrouge, Cirurgia do Tórax com o Dr. André Lacerda de Abreu Oliveira e Cirurgia Reconstrutiva com o Dr.  Andrigo Barbosa de Nardi.

Segundo a presidente da Anclivepa-DF, Med. Vet. Andréa Moraes Carneiro a ideia de tratar destes temas, tanto nos módulos quanto no curso, é a incidência dos assuntos no dia-a-dia de trabalho. “Pensamos em oferecer módulos com profissionais experientes, que possuam rotina e experiência na sua área de atuação e assim trazer o que há de novo em diagnóstico, tratamentos e condutas na medicina veterinária” Explicou.

Planejamento científico e social

Dentro do planejamento científico, a parceria com o Centro Universitário UniCeub foi de vital importância para a execução do Programa de Educação Continuada e do Curso de Atualização em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. 

“O apoio do UniCEUB foi de extrema importância pois não só nos colocou à disposição suas excelentes instalações com abriu a porta da instituição a futuras parcerias”. Enfatizou a Dra. Andréa.

E os planos da Anclivepa-DF não param no projeto científico. Paralela às atividades, a Anclivepa-DF conduz uma campanha de doação de alimentos. No primeiro módulo do Programa de Educação Continuada, a entidade recebeu alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal a ser doado à creche Tia Tatá na Cidade Estrutural. Quem colaborou com a campanha concorreu ao sorteio do livro, Medicina Felina Essencial da Dra. Giovana Adorni Mazzotti e do Dr. Marcello Rodrigues da Roza.

Ainda em 2017, uma programação complementar, além da Educação Continuada, palestras de interesse do empreendedor e do dia-a-dia de trabalho. Veja a programação a seguir. 

24 de abril - Gestão financeira de estabelecimentos veterinários 

5 de junho - Gestão de corpo funcional 

3 de julho - O que o médico veterinário deve saber sobre cinofilia 

7 de agosto - Como veterinário, porque devo conhecer as raças de cães 

28 de agosto - Pelo e pelagem nas raças caninas 

23 de outubro - Problemas oftálmicos e sua relação com as raças 

13 de novembro - Particularidades da dentição e mordedura nas raças caninas

Gestão 2017-2018

A atual gestão da Anclivepa-DF iniciou seus trabalhos no início de janeiro deste ano e nos eventos dos dias 22 a 25 de março puderam apresentar-se aos associados e também apresentar o seu planejamento para os próximos anos. 

A seguir, a presidente da Anclivepa-DF, Andréa Moraes Carneiro, em entrevista, contextualiza o trabalho de sua equipe.

1) Quais eram suas ideias quando decidiu criar uma chapa para dirigir a Anclivepa-DF ?

Trazer de volta para a Anclivepa um grupo trabalhador com vontade de reerguer o nome da associação e poder oferecer aos associados cursos com temas de grande interesse e muito abordados no dia a dia do médico veterinário. Também resgatar o caráter científico da instituição.

2) O que você planejava quando se reuniu para conversar com os demais colegas da Anclivepa-DF sobre o planejamento científico para 2017-2018?

A ideia é tratar de temas atuais, muito abordados no dia a dia da clínica veterinária e de interesse dos profissionais. Também poder envolver os estudantes na rotina da clínica veterinária. Com profissionais extremamente capacitados, que possuam rotina e experiência na sua área de atuação poderemos trazer o que há de novo em diagnóstico, tratamentos e condutas na medicina veterinária.

3) O que se pode apontar dessa expectativa que se refletiu no primeiro módulo?

A adesão ao primeiro módulo foi muito boa. A presença de muitos estudantes mostra o interesse deles e a certeza de que uma das metas já está sendo cumprida. Lançamos uma campanha de arrecadação de alimentos para ajudar uma creche na estrutural e como incentivo sorteamos um exemplar do livro Medicina Essencial Felina do Dr. Marcello Roza e da dra. Giovana Mazzotti. A campanha foi um sucesso. Arrecadamos não só alimentos como produtos de higiene pessoal e roupas. Manteremos esse projeto até o final do ano e mais exemplares serão sorteamos ao longo do ano. 

4) Como surgiu a ideia do curso de atualização em cirurgia?

Vimos que em Brasília não existe nenhum curso de atualização sendo oferecido aos médicos veterinários e quisemos trazer um curso diferenciado, com excelentes profissionais. Dessa forma, o associado não precisa sair daqui para procurar cursos em outros estados. É um trabalho que está começando, mas que já está gerando bons frutos. Tanto que já estamos finalizando o planejamento para lançarmos um curso voltado totalmente para a dermatologia, no segundo semestre.

5) A ideia foi bem recebida pelos veterinários? Como tem sido a repercussão?

Sim, a procura tem sido boa e a repercussão também. Os médicos veterinários participantes elogiaram bastante o primeiro módulo do curso. Vale ressaltar que o apoio do UniCEUB foi de extrema importância pois não só nos colocou à disposição suas excelentes instalações com abriu a porta da instituição a futuras parcerias.

O principal objetivo da Anclivepa-DF é oferecer aos profissionais da cidade a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e científicos. 

Para tanto, a associação vem trabalhando com afinco para oferecer as melhores palestras e cursos. 

É de grande importância que os médicos veterinários e estudantes continuem apoiando a associação participando das atividades e contribuindo com sugestões, todos trabalhando em prol da qualificação profissional do médico veterinário.






Voltar